O projeto Fedora Linux começou em 2003, quando a Red Hat resolveu descontinuar a distribuição, tornando o Red Hat Enterprise o único sistema oficialmente mantido pela empresa. Ao mesmo tempo, Fedora se consolidou como o projeto apoiado pela comunidade de usuários e desenvolvedores.
A última versão estável do sistema Fedora foi lançada em 10 de junho de 2010 e, de lá para cá, a comunidade tem trabalhado na versão 14, que está prevista para o começo de novembro. Enquanto o release final do novo sistema não sai, podemos aproveitar as versões em desenvolvimento da distro, para testar e avaliar o que vem pela frente.
Antes de tudo, é sempre bom lembrar que essa é uma versão em desenvolvimento, não sendo aconselhável instalá-la em máquinas de produção, servidores ou em qualquer outro contexto em que quesitos como estabilidade e segurança sejam essenciais.
Lançada no dia 28 de setembro de 2010, a versão Beta do Fedora 14 já traz algumas novidades interessantes, como uma ferramenta nova de virtualização e uma biblioteca mais rápida para o uso de imagens JPEG.
Porém, assim como o Ubuntu Maverick Meerkat Beta, o Fedora ainda não traz o GNOME 3.0, já que o lançamento da nova versão do ambiente gráfico foi reagendado para março de 2011. Para aqueles que preferem o KDE, a notícia é boa: o KDE 4.5 está presente com todas as suas novidades.
ADM: Richard
No comments:
Post a Comment